Segundo Princípio – KALA

Kala nos diz que não existem limites entre eu e você, entre eu e esse computador ou mesmo entre eu e Deus. Ao nos depararmos com esse princípio em um primeiro momento ele nos aparece contrário as nossas vivências ordinárias. Sabemos todavia que cada molécula de nossos corpos estão se intercambiando incessantemente a ponto de não sabermos o que são as minhas moléculas e quais são as moléculas das pessoas a minha volta… Quem já teve alguma vivência mística também compreende que não existem limites, que tudo é um grande e só corpo na qual não existe eu nem você mas somente o todo. Mães também vivenciam essa ausência de limites entre ela e o bebê, são ambos um só corpo.

No plano trancendete ou espiritual essa participação mística com o todo é linda, mas no cotidiano isso se torna complicado, é só imaginar um grupo de pessoas que não consegue distinguir o que pertence a cada indivíduo no plano afetivo, é uma situação delicada e até mesmo difícil. Por isso, as ilusões de separação nos são  úteis. No entanto, para que esse principio se torne efetivo em nossas vidas, é necessário que tenhamos esse dois registros em nosso sistema de crenças: o primeiro é que não existe limite entre eu e qualquer coisa ou ser do cosmo e a segunda é que sou um ser individual. Com esse dois pilares em funcionamento é possível levar uma vida comum e tranquila, afinal eu sou um individuo único, mas que consigo sentir empatia, perceber o que se passa com outras pessoas (mesmo que distantes) e posso ter acesso a informações intuitivamente sobre vários aspectos da vida já que eu não sou separado de nenhum aspecto da vida.

Deixe uma Resposta

