Esperança e produção

Hoje assisti a um vídeo que me tocou muito, ele fala sobre etiquetas psiquiátricas.

http://www.youtube.com/watch?v=P_X500l2rhQ

Mas ele não fala somente sobre psiquiatria, mas sobre todas as formas de marcas de exclusão criadas pelo nosso senso de normalidade e a nossa percepção do que vem a ser patologia. Estou arrepiado até agora por causa dele, afinal de contas “era uma criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade” (com todas as aspas do mundo) que tive a sorte de não ter tomado ritalina.

Quando me deparo com vídeos como esse, cada vez em mim fica mais forte a idéia de que a “doença mental” é um caminho que não foi percorrido ao todo, como se existisse uma força que não encontrou uma direção dentro de nós, como se essa força não pudesse se expressar de modo pleno devido as barreiras existentes – em nós mesmos, na sociedade, na família… – e por não ser expressa é que ela grita, ela transborda o indivíduo nas formas que atualmente damos o nome de depressão, ansiedade, pânico, mania… e por aí vai, nomes não faltam pra tentar normalizar e abafar esse força que clama por um caminho, que deseja uma produção, produção vida, produção de diferentes formas de relacionamento e principalmente produção de um mundo.

Quando percebo o quanto essas forças estão possuindo os indivíduos, meu coração se alegra, pois sei que existe possibilidade de mudança, de criação. Mesmo que seja muito difícil, ainda, permitir que essa força crie e forje inúmeros caminhos, olho com esperança para esse transbordamento pois como diz o filosofo indiano Jiddu Krishnamurt:

“Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente”

Namastê

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s